quinta-feira, 9 de agosto de 2012

DONA LOURDES: SABEDORIA E SOLIDARIEDADE


O Ekos de Minas presta homenagem a Maria de Lourdes Moreira Pires, Dona Lourdes Pires, uma serrana nascida em Sabinópolis, que doou ao Serro seu carinho e conhecimentos a um sem fim de alunos das Escolas João Nepomuceno e João Pinheiro - nesta última D. Lourdes era diretora quando se aposentou em 1980. A primeira escola foi no Pasto do Padilha, onde trabalhou por três meses.
Sentada à máquina, Dona Lourdes não mede esforços para a solidariedade! Em campanhas que ela mesma organiza e realiza pessoalmente, garantiu troca de rouparia da Casa de Caridade do Serro, com a confecção de lençóis para abastecer o Hospital. Casas, já construiu muitas, em campanhas realizadas na cidade, com projetos que ela mesma rabiscava e realizava.
Hoje, guiada pelo Pico do Itambé, com a resolução inocente das crianças que pretendem alçar grandes vôos, aos 90 anos, Dona Lourdes reúne biografias para editar uma publicação que pretende preservar a memória de serranos que marcaram a história do país, como João Pinheiro e Theóphilo Ottoni, e mesmo aqueles que deixaram sua pegada apenas nas terras férteis do Serro. Anda ela com seus escritos, ideias e personagens a percorrer vastos caminhos, que remetem ao Serro do frio e da modernidade, desvendando vidas e fazeres para apresentar às gerações serranas o seu legado humano. Com voz mansa e firme, olhar simpático e sorriso fácil, Dona Lourdes pede apenas um breve relato da história de cada um, um pouco dos caminhos trilhados, para compor o livro, que já tem nome e sobrenome: Anotações Biográficas - Valores do Serro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário