quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

SENTA QUE LÁ VEM HISTÓRIA!

E é bom preparar o riso! A conversa com Antônio Farnesi, publicada na edição nº5, não podia resumir-se ao espaço dedicado às entrevistas. O repertório deste ilustre e querido personagem serrano extrapola o limite das páginas do Ekos de Minas e traz mais contos a este espaço que ora se inaugura para contar histórias que não devem e não podem ser esquecidas! Prepare-se que lá vem história!

Quando fui sacristão (na época em que Dom Geraldo Vieria Gusmão era o pároco no Serro), o Padre me pediu que o ajudasse, porque muitas pessoas queriam se confessar antes da missa e isso estava atrasando a missa. Nisso, chegou uma senhora querendo se confessar, e eu falei: - Domingo passado foi o último que ele atendeu. Não atende mais porque está atrasando um pouco a missa. Ela insistiu, disse que precisava comungar. E eu falei: - Pode ser que seja uma coisa mais simples, e não tem problema. - Não é mesmo coisa complicada, não, ela respondeu. Domingo passado eu estava saindo para vir à missa e um compadre meu chegou, ficou num conversê e acabei perdendo a missa. Eu disse: - Absolutamente! A senhora pode comungar tranquilamente, porque na verdade a senhora pecou por não vir à missa, mas acontece que este pecado está nas costas deste que atrapalhou a senhora! A senhora, não. Pode rezar um Padre Nosso e uma Ave Maria e comungar tranquilamente!
Outra. Quando ajudava Dom Gusmão, muitas vezes íamos celebrar casamentos. Depois da celebração, eu falava: - Padre, o casal mandou falar com o senhor que a festinha é simples, mas conta com a presença do senhor e a minha também. Um dia, Adelmo Lessa (serrano, amigo de Antônio Farnesi e um bom personagem para o Ekos de Minas!) chegou para o Padre e falou: - O senhor sabe muito bem que está entrando numa gelada horrorosa. O Antônio Farnesi é descarado. Ele adora comer e beber e está levando o senhor em muito casamento que não foi convidado! Ele que se convida e leva o senhor, para aproveitar o carro. No próximo casamento, ajudei o Padre a tirar a túnica e a estola, e falei que estávamos convidados para a festa. Ele disse que não ia: - Adelmo falou comigo que o senhor está me levando nas casas sem ser convidado. Eu disse: - O que é isso seu Padre! É inveja de Adelmo! Conversa fiada de Adelmo! Mas não adiantou nada, o Padre não quis mais me acompanhar!



Nenhum comentário:

Postar um comentário