terça-feira, 7 de setembro de 2010

“DE SERRO A BELLO HORIZONTE EM 14 HORAS”

Que manchete é esta? Os editores deste jovem periódico devem ter se equivocado, ou será mesmo possível a veracidade destas palavras? Para entender o ineditismo da manchete, é preciso apenas um ajuste no tempo. A notícia a que se refere o anúncio foi publicada na Folha da Noite Mineira, em 25 de maio de 1929, e dava conta da primeira viagem entre Serro e Belo Horizonte realizada em automóvel - Belo com dois éles? E o subtítulo indica que “antigamente era viagem de oito dias”! O autor da façanha foi o serrano Adelardo Ribeiro de Miranda, em um “Chevrolet”, segundo conta o redator da Folha da Noite Mineira, e explica que a viagem era realizada, até então, à cavalo, “a maneira dos bandeirantes, até a tradicional cidade de Diamantina, onde se alcançava o comboio Central, para a capital mineira”, relata.


Outro fato interessante publicado na referida matéria é o valor da construção da estrada (50.000$ - 50 mil réis) que foi adquirido por donativos entre moradores do Serro e região e outros interessados no benefício - naquela época se amarrava cachorro com lingüiça e a iniciativa privada ainda se julgava responsável pela melhoria da infra-estrutura pública!

De lá para cá muita coisa mudou. Outras alternativas de estradas para o Serro foram construídas, o asfalto é uma realidade na ligação entre Serro e a capital passando por Curvelo, mas o trecho da MG-010 que liga Serro a Conceição do Mato Dentro continua esquecido pelas autoridades estaduais - e também pela iniciativa privada! Ei, Anglo Ferrous do Brazil (meu Brasil é com ésse!)!

A estrada oferece uma redução de aproximadamente 100km entre o Vale do Jequitinhonha e Belo Horizonte e, claro, o seu asfaltamento é um sonho acalentado há décadas pela região. No dia 11 de junho de 2010, uma notícia reacendeu a esperança de conquistar o asfaltamento da MG-010. A notícia foi trazida pelo Governador de Minas Gerais, Antônio Augusto Junho Anastasia, em visita ao Serro: o início imediato das obras de pavimentação da estrada que liga o Serro a Conceição do Mato Dentro. O projeto prevê o asfaltamento dos 46 quilômetros do trevo de Dom Joaquim ao Serro - já que o restante da estrada está em obras -, o alargamento e recuperação de cinco pontes e a construção de mais uma, com investimento previsto de R$ 37,5 milhões.

Além da pavimentação da MG-010, o governador Anastasia anunciou a liberação de recursos para a construção do Anel Rodoviário do Serro. Essa obra, demandada há vários anos pela população local, irá desviar o trânsito pesado do centro histórico da cidade - atualmente, o trânsito na BR 259, que liga Brasília a Vitória, com a ligação das regiões leste e oeste de Minas Gerais, é desviado para o centro do Serro, com a constante circulação de veículos pesados nas ruas da cidade.

Haja vista os expressivos investimentos do Governo de Minas na região - asfalto para Alvorada de Minas e Santo Antônio do Itambé; asfalto entre Serro e Diamantina, passando por Milho Verde e São Gonçalo do Rio das Pedras - pode-se quase comemorar o anúncio. Mas, como bons mineiros, aguardamos o início da obra antes de termos certeza de que o trajeto asfaltado entre Serro e Belo Horizonte vai ser reduzido em alguns quilômetros e, portanto, também em tempo de viagem. Quem sabe o Ekos de Minas não poderá, em breve, publicar a matéria Viagem do Serro a Belo Horizonte tem apenas 230km!” para, quem sabe, no futuro, servir de parâmetro a alguma publicação - provavelmente eletrônica - que dê conta da rota de avião entre Serro e a capital!
 
E O QUE PENSA A POPULAÇÃO?
 
“A construção do asfalto Serro-Conceição do Mato Dentro é muito importante. O acesso à capital vai ser facilitado. Tem mais de dez anos que ouvimos falar neste benefício. Se vier mesmo vai ser muito bom para a região”. Vicente Nunes Mourão, Empresário, Serro, MG




“Em primeiro lugar, o asfalto vai reduzir o tempo de viagem para BH, assim é possível ir e voltar à capital no mesmo dia. Por outro lado, a estrada é um corredor para o desenvolvimento regional, possibilitando uma redução significativa da distância entre Serro e BH e favorecendo, entre outras coisas, a ampliação do turismo”. Maria Lúcia Magalhães da Cunha Pereira Almeida, Advogada, Serro, MG



“Com o asfaltamento da MG-010 será possível chegar a BH mais cedo e com mais conforto. O que percebemos hoje é que mesmo com parte da estrada ainda sem pavimentação muitos passageiros e motoristas de carros de passeio preferem passar pela MG-010 pelo tempo reduzido de viagem e menor quilometragem”. Antônio Farnesi, Diretor do Terminal Rodoviário do Serro, MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário